Pular para o conteúdo principal

Um trauma chamado Live-action de anime

 


Se tem uma coisa que quase todo mundo tem receio é quando alguma produtora anuncia que vai adaptar tal anime para Live-action, principalmente depois de Death Note, que deveria ter sido uma adaptação extremamente fácil de se fazer mas que por algum motivo fizeram o que fizeram e ninguém mais colocou fé em produtora nenhuma.


Diferente de adaptações de quadrinhos, geralmente os animes e mangás tem elementos fantasiosos que dificilmente podem ser inseridos no mundo real, que é algo que as produtoras optam por fazer. Um exemplo disso é Dragon Ball, onde temos carros voadores, casas em formato de domo, dinossauros, dragões e até o prefeito da cidade deles é um cachorro. E isso por não ser banal em um filme seria quase um evento.


Eu imagino que do ponto de vista do roteirista deve ser extremamente desanimador você apenas transcrever o material de uma mídia para outra, fazendo apenas um "copia e cola". Mesmo as adaptações japonesas de animes não são iguais as originais, e muitas delas também são rejeitadas pelo público, porém, diferente das versões americanas não existe tanto orçamento para os efeitos especiais e isso acaba deixando o filme ruim.


Por mais que o que pese para uma adaptação ser boa seja a fidelidade ao material original independente de qual país esteja produzindo, os efeitos especiais são algo que contam muito e até existem filmes de baixo orçamento feitos por fãs que são extremamente melhores que os feitos por uma produtora gigantesca, o que dá uma fagulha de esperança para que adaptações assim saiam do papel.


Um ponto importante a se ressaltar e que vale pra qualquer obra é: se você lê um livro, gibi, assiste um desenho, joga um jogo e determinada empresa anuncia que vai fazer uma adaptação daquilo, e você já tem uma base do que esperar e se ela não corresponde as expectativas do público isso acaba criando rejeição, a menos que seja um novo público que nunca teve contato com aquilo antes, porém, muitos desses novos espectadores ainda podem se interessar e ir atrás do material original e rejeitar também as adaptações.
Existe um potencial enorme para filmes de anime e mangá, só depende do quanto as produtoras estão dispostas a realmente investir nesse mercado e como tais obras podem ser realmente adaptadas e não improvisadas para determinado público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a Sony já poderia ter feito o Aranhaverso

Eu odeio ter que dar uma de engenheiro de obra pronta mas sim, a Sony já poderia ter feito o Aranhaverso há algum tempo e para provar isso eu vou substituir apenas 2 filmes do Homem-Aranha. O primeiro é Homem-Aranha de volta ao lar, que foi lançado em julho de 2017, no lugar entraria O Espetacular Homem-Aranha 3, ainda com Andrew Garfiel no papel do herói. E sim, existiriam 2 homens-aranha, já que a versão do Tom Holland foi introduzida um ano antes em Capitão América: Guerra Civil. A História: Como a Sony já estava planejando para a época um filme com o Sexteto Sinistro eu não vou descartar essa ideia. A história contaria com o Duende Verde de Dane DeHaan recrutando membros juntamento com o Dr. Octopus de Alfred Molina - sim, o mesmo de Homem-Aranha 2, já que o mesmo demonstrou interesse em retornar ao papel para reinterpretar o personagem na época - e o Rhino de O Espetacular 2 com uma nova armadura, mais focada na força física. O Multiverso: Com o desenvolver da história, o multiver

O problema do anime Pokémon

O primeiro contato que muita gente teve com a franquia Pokémon foi justamente o anime, e mesmo eu não consumindo mais desde a quarta geração, ainda existe coisa pra se falar sobre e que acaba sendo relevante até hoje. E nesse post eu não vou falar sobre a falta de lógica baseado no mundo real pois o anime foi e continua sendo feito para ajudar a promover os jogos da franquia e para uma franquia de jogos funciona muito bem. O protagonista Ash foi baseado no Red, personagem jogável da primeira geração de jogos, porém, a motivação e o desenvolvimento dos dois acaba não sendo o mesmo com o decorrer da história, principalmente quando se refere ao slogan que era: "Temos que pegar!" se referindo ao ato de colecionar os monstrinhos da franquia, algo que foi abandonado por Ash. Mas qual o critério do Ash para capturar um Pokémon? Sinceramente eu não sei, aparentemente ele não tem um critério, existiram Pokémon que ele capturou por estarem causando problemas como foi o caso do Aipom qu

O que é o Super Saiyajin Rage do Trunks? [Teoria]

Durante o saga Black o personagem Trunks alcançou uma nova transformação até o momento exclusiva dele e que ficou conhecida por SSJ Rage nos jogos da franquia. Mas qual o critério para se alcançar essa transformação? Eu tenho a teoria de que essa transformação é simplesmente uma mescla entre o Ultra Super Saiyajin - como é conhecida pelos fãs - e o SSJ 2, já que o personagem mostrou ser o único a manter e aprimorar essa transformação mesmo ela gastando mais energia e causando lentidão e tendo sido descartada pelos outros personagens que alcançaram ela. Por que o Ultra Super Saiyajin e o Super Saiyajin 2? Geralmente quando um personagem alcança uma nova transformação em Dragon Ball, seja ela qual for, ela tende a causar um aumento significado nos poderes do usuário, porém como dito acima o Ultra SSJ causava desgaste de energia e lentidão o que fez com que ela fosse descartada pelos outros usuários, e o Trunks usou essa forma apenas para estratégia de luta, visto que ele usou essa forma