Se tem uma coisa que quase todo mundo tem receio é quando alguma produtora anuncia que vai adaptar tal anime para Live-action, principalmente depois de Death Note, que deveria ter sido uma adaptação extremamente fácil de se fazer mas que por algum motivo fizeram o que fizeram e ninguém mais colocou fé em produtora nenhuma.
Diferente de adaptações de quadrinhos, geralmente os animes e mangás tem elementos fantasiosos que dificilmente podem ser inseridos no mundo real, que é algo que as produtoras optam por fazer. Um exemplo disso é Dragon Ball, onde temos carros voadores, casas em formato de domo, dinossauros, dragões e até o prefeito da cidade deles é um cachorro. E isso por não ser banal em um filme seria quase um evento.
Eu imagino que do ponto de vista do roteirista deve ser extremamente desanimador você apenas transcrever o material de uma mídia para outra, fazendo apenas um "copia e cola". Mesmo as adaptações japonesas de animes não são iguais as originais, e muitas delas também são rejeitadas pelo público, porém, diferente das versões americanas não existe tanto orçamento para os efeitos especiais e isso acaba deixando o filme ruim.
Por mais que o que pese para uma adaptação ser boa seja a fidelidade ao material original independente de qual país esteja produzindo, os efeitos especiais são algo que contam muito e até existem filmes de baixo orçamento feitos por fãs que são extremamente melhores que os feitos por uma produtora gigantesca, o que dá uma fagulha de esperança para que adaptações assim saiam do papel.
Um ponto importante a se ressaltar e que vale pra qualquer obra é: se você lê um livro, gibi, assiste um desenho, joga um jogo e determinada empresa anuncia que vai fazer uma adaptação daquilo, e você já tem uma base do que esperar e se ela não corresponde as expectativas do público isso acaba criando rejeição, a menos que seja um novo público que nunca teve contato com aquilo antes, porém, muitos desses novos espectadores ainda podem se interessar e ir atrás do material original e rejeitar também as adaptações.
Existe um potencial enorme para filmes de anime e mangá, só depende do quanto as produtoras estão dispostas a realmente investir nesse mercado e como tais obras podem ser realmente adaptadas e não improvisadas para determinado público.
Comentários
Postar um comentário